O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).

O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais.

O tratamento para a desobstrução das artérias pode ser realizado por administração de um tipo de medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo e normaliza o fluxo sanguíneo no cérebro.

Este medicamento também pode ser injetado diretamente no interior do coágulo, para a destruição do trombo, por cateterismo cerebral. O procedimento é realizado em uma sala de hemodinâmica, que consiste em uma punção na artéria femoral (perna) onde um cateter é introduzido, seguindo o fluxo das artérias até chegar à obstrução para aplicar o medicamento.

Outra forma de tratamento é a trombectomia mecânica, que visa remover esse coágulo de forma mecânica e minimamente invasiva, o procedimento também é realizado em uma sala de hemodinâmica por via femoral (perna) e a técnica consiste em remoção do trombo agudo e pode ser realizada com stent retriever e/ou aspiração direta com catéteres específicos.

Independente da técnica, o fator fundamental para um bom resultado é o tempo. Quanto menor o tempo entre os sintomas e o tratamento, maiores as chances de recuperação.

  • Contato

    • Ligue Agora
      027 3264-7700
    • Whatsapp
      027 99888-6649
  • Equipe Médica

    Conheça nossa Equipe Médica é altamente Especializada.
    SAIBA MAIS
  • Localização

    Av. João Felipe Calmon, 1285 - Centro, Linhares - ES, 29900-010 Anexo ao Hospital Rio Doce
    Ver no Mapa