FECHAMENTO DE CIA (Comunicação interatrial)
A comunicação interatrial é um defeito congênito de fechamento do septo interatrial, que é a estrutura que divide parte do coração entre os lados direito e esquerdo.
Durante a formação embrionária do coração estes dois lados se dividem através de uma estrutura chama septo interatrial. Porém em algumas pessoas este septo não se forma adequadamente com persistência de um defeito (buraco) que comunica os dois lados do coração causando mistura do sangue com e sem oxigênio.
Dependendo das características anatômicas, esta lesão pode ser tratada com o implante de próteses especiais semelhantes a um guarda-chuva duplo, evitando a cirurgia cardíaca.
Neste caso o coração é atingido por um cateter que é introduzido na veia femoral localizada na virilha. O procedimento é guiado pelo ecocardiograma transesofágico que auxilia na escolha do tipo e tamanho exato da prótese.
A prótese é introduzida no cateter e levada ao coração, sendo posicionada entre as duas câmaras superiores sob a supervisão do Ecocardiograma. Quando o dispositivo se encontra adequadamente localizado e, após a checagem se houve desaparecimento da passagem de sangue de um lado ao outro, ele é desenroscado do cateter liberador.