IAM (infarto Agudo do Miocárdio)

Nas últimas décadas, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) mostrou ser um evento de incidência crescente, em especial em países desenvolvidos. Com o aumento da expectativa de vida, o número de atendimentos em emergência com suspeita de IAM vem em crescente. No Brasil, 100 mil pessoas morrem por IAM anualmente.

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), consiste na morte (necrose) de uma parte do tecido muscular do coração como consequência de uma isquemia miocárdica O paciente pode apresentar os seguintes sintomas: angina (dor no peito), mal-estar generalizado, náuseas, vômito, palpitações e dor epigástrica. O paciente deve procurar um pronto socorro e o tratamento consiste em uso de algumas medicações e intervenção percutânea (angioplastia) de emergência.

A isquemia aguda do miocárdio pode levar a necrose miocárdica e a complicações sistêmicas, até mesmo a morte. O adequado manejo dos pacientes com suspeita de infarto baseia-se na tentativa de reestabelecer o fluxo sanguíneo ao tecido isquêmico, visando interromper o mecanismo de lesão. Ao médico cabe o total domínio dos protocolos indicados no caso de IAM, visando a abordagem precoce do paciente e redução de desfechos cardiovasculares.

  • Contato

    • Ligue Agora
      027 3264-7700
    • Whatsapp
      027 99888-6649
  • Equipe Médica

    Conheça nossa Equipe Médica é altamente Especializada.
    SAIBA MAIS
  • Localização

    Av. João Felipe Calmon, 1285 - Centro, Linhares - ES, 29900-010 Anexo ao Hospital Rio Doce
    Ver no Mapa